Comunicado 2/2015

O Sindicato dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa – STMETRO, vê com grande preocupação a alteração ao modelo de guarnecimento das estações, que não parece estar suspenso, como seria legitimo esperar após a reunião que algumas ORT’s tiveram com o secretário de estado que nos tutela.
Este modelo, negociado entre as ORT’s e a empresa em 2009, foi ratificado pelos trabalhadores em plenário nessa altura.
Vem a Direcção da DCO dizer que esta alteração se deve à falta de trabalhadores e que assim poderá guarnecer algumas estações com Agentes de Tráfego 5×2, sem estes perderem esta rotação. Estes trabalhadores deixarão de fazer vendas e passarão a guarnecer as ditas estações.
O modelo proposto prevê o encerramento da grande maioria dos postos de vendas existentes.
A isto se chama extinção de postos de trabalho!
Diz também o Director da DCO, que os Agentes de tráfego manterão a rotação 5×2. Sabemos bem de que valem estas promessas da parte do 3º Director que a DCO conheceu em dois anos.
Se não se cumpre um acordo negociado e assinado por ambas as partes, de que nos valem as vagas promessas de um Director que daqui a algum tempo já terá sido substituído??
Não tenhamos ilusões, se este, ou o próximo, Director da DCO entender que os Agentes de Tráfego devem guarnecer as estações na rotação 4×2, aplicará essa rotação aos trabalhadores sem qualquer hesitação.
Se precisássemos de um exemplo, temos o caso dos Maquinistas. Muitos dos que estavam na rotação 5×2 há anos, foram simplesmente mudados para a rotação 4×2, por um capricho do Director da área.
Quanto aos “benefícios” que este modelo trará aos Operadores Comerciais, só quem não o é, pode dizer que será benéfico a estes trabalhadores.
Efectivamente este modelo só vem trazer um acréscimo de trabalho e um aumento da permanência nas estações mais “difíceis”. Quem não se lembra do piorar das condições de trabalho que as sucessivas alterações vieram trazer aos trabalhadores?
Então qual é a solução?
A solução passa por exigirmos que sejam admitidos mais funcionários na área operacional do Metropolitano de Lisboa.
A solução passa por exigirmos o descongelamento da progressão nas carreiras.
A solução passa também por exigirmos que a maioria de esquerda que apoia o actual governo, cumpra as promessas feitas aos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa na sessão de esclarecimento no auditório de Alto dos Moinhos.

O papel das ORT’s é defender os trabalhadores, defender os seus postos de trabalho e defender os acordos firmados entre estes e a entidade patronal.

Faz ouvir a tua voz, participa na discussão e dá a tua opinião na página do STMETRO.

A Direcção
28 de Dezembro de 2015

Transferir