Comunicado 1/2015

Aos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa

O Sindicato dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vem informar todos os trabalhadores que é um Sindicato legalmente constituído, desde a publicação dos seus estatutos no BTE n°41 de 08 de Novembro de 2015. Efectivamente falta ainda a publicação da composição dos corpos sociais em BTE (de que estamos à espera) e da aprovação pela empresa da nossa adesão ao AE (que não pedimos enquanto não reunimos com a mesma).

Não nos pareceu que alguns aspectos processuais e formais em fase de resolução, fossem razão para que não pudéssemos começar já a trabalhar (com limitações é certo) nos problemas que afectam os nossos associados (somos hoje já o terceiro sindicato em número de maquinistas associados) e por isso pedimos para estar presentes na reunião que houve no passado dia 03 entre a Direcção da DOM e as ORT’s, na qualidade de observadores. A empresa autorizou e nessa qualidade nos apresentámos na dita reunião.

Para nossa surpresa alguns dos dirigentes sindicais presentes não quiseram reunir estando nós presentes, alegando que ainda não éramos reconhecidos por eles, por nos faltarem as formalidades acima referidas. Retirámo-nos da reunião na convicção de que o bem maior eram os trabalhadores e a resolução do conflito que existe entre a direcção da DOM e os maquinistas.
Felizmente que no início do sindicalismo, os trabalhadores (que deram muito de si) não esperaram por procedimentos formais e processuais, para formar os sindicatos e trabalharem em defesa dos seus direitos.

Felizmente, dizemos, porque senão alguns dos sindicatos que hoje existem, talvez não existissem.
Queremos também reafirmar aos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que continuamos empenhados em promover a defesa dos seus direitos com transparência, que estamos aqui para ficar e que estaremos sempre abertos ao diálogo e à união com outras ORT’s que representem trabalhadores.

Para o Sindicato dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa o que interessa é a defesa dos direitos dos trabalhadores e da nossa parte estes “tristes incidentes” são para esquecer.

SINDICALIZA-TE NO

SINDICATO DOS TRABALHADORES DO METROPOLITANO DE LISBOA..

a Direcção

Trasferir