Comunicado 5/2016

O STMETRO esteve presente hoje, em representação dos seus associados, na reunião havida entre as ORT’s e o vogal do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Dr. Realinho de Matos.

Este iniciou a reunião referindo alguns assuntos que foram abordados na reunião do passado dia 03.

Sobre os Trabalhadores na mobilidade, disse haver algumas situações já resolvidas, outras em fase de resolução, algumas em situações de rescisão amigável e outras de pessoas à beira da reforma.

Sobre o fardamento disse ter mandado suspender um processo de contratação pública visto ter havido algumas questões postas pelas ORT’s que quer ver resolvidas antes do lançamento do concurso público.

Sobre a alteração da localização do comando de fecho de portas, informou que já se encontra em fase de testes uma unidade mas que este processo carece de autorização da SA e da informação ao IMT. Pediu para que o processo seja acelerado.

Vai fazer uma visita ao posto de tracção de SS para identificação de novas instalações no interior da estação para acabar os contentores.

Vai convidar as ORT’s para uma visita à Reboleira. Apesar de o projecto não estar a correr pelo melhor, os serviços respectivos estão a fazer o melhor possível para se finalizar o projecto.

Relativamente ao transporte gratuito dos reformados, cônjuges e filhos menores dos trabalhadores, foi dito pelo dr. Realinho de Matos que o mesmo só seria reposto quando da aprovação do OE2016 mas que queria celebrar um protocolo com as ORT’s sobre o mesmo. Dissemos (e outros Sindicatos também) que esse direito estava consagrado no AE em vigor.

Em relação às faltas dos maquinistas para assistirem aos plenários que ainda estão injustificadas, foi dito que as mesmas seriam justificadas. Realçou que esta era uma situação extraordinária e que assim seria tratada.

O Conselho de Administração não é insensível às contratações e entende que o próximo OE será favorável ao ML na reposição de trabalhadores, não tendo conhecimento de qualquer compromisso desta Administração na contratação de novos trabalhadores para a área operacional.

Disse também que em relação ao plano de férias dos maquinistas, cometeu o erro de não autorizar o seu envio aos trabalhadores por querer ouvir novamente as ORT’s sobre o referido plano. Em resposta à nossa pergunta de quando seria enviado aos Maquinistas o plano de férias, este respondeu que seria enviado na próxima sexta feira.

Sobre as negociações do AE e questionado pelas ORT’s sobre a denúncia pela anterior Administração do mesmo, disse querer apresentar uma proposta que será o ponto de partida para as negociações para um novo AE. Ficou marcada a próxima reunião para o dia 09 de Março de 2016, o que nos parece demasiado tempo para tratar de um assunto tão importante para todos nós.

O STMETRO continuará atento na defesa dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa.

A Direcção

Lisboa, 10 de Fevereiro de 2016

Transferir