Comunicado 4/2016

MAQUINISTAS DO ML

Achamos que é importante relembrar os acontecimentos que nos trouxeram aqui e saudar o empenho que todos tiveram na construção de uma solução para um problema que parecia difícil de resolver.

A reversão da implementação de um novo modelo de férias aos maquinistas, que por educação não queremos classificar, foi sem sombra da dúvidas uma grande vitória, mas é importante que ninguém se esqueça da forma como ela começou a ser conquistada.

Esperamos que o novo Governo cumpra as promessas que fez na campanha eleitoral e que reverta as malfeitorias que PSD/CDS andaram a fazer, mas demorar quase 2 meses para ver a empresa apresentar o mesmo modelo de férias que vigorava em 2014 é capaz de não ser o melhor dos sinais, não esquecendo que ainda não foram justificadas algumas faltas dos maquinistas que participaram nos Plenários e não foi explicado porquê.

Com o modelo reposto regressaram os problemas que ele sempre produziu e que todos conhecem, mas o importante nesta altura era impedir a implementação do modelo que o Sr. Director da DOM pretendia impor e isso foi conseguido.

Importa também reconhecer que o CA cumpriu a promessa feita pelo Governo às ORTS, para desmarcação das greves previstas em Dezembro e que se respeitou a exigência dos maquinistas para que fossem desconvocadas.

Mas que todos tenham a noção que a luta não acaba aqui. Vem aí uma negociação de AE que pode ou não vir a criar novos problemas.

O STMETRO, após auscultação dos seus associados, deu um parecer positivo ao modelo de férias apresentado.

O STMETRO e os Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estarão atentos.

A Direcção

Lisboa, 05 de Fevereiro de 2016

Transferir