Comunicado 2/2016

Teve hoje lugar uma reunião entre a direcção da DCO, a RH e as ORT’s sobre a implementação da alteração ao modelo de guarnecimento das estações.

O sr. Director da DCO começou por dizer que a alteração do modelo pretende ser provisória e que com esta, pretende ter todas as estações guarnecidas por um elemento do ML o maior número de horas possíveis, sendo na sua óptica também benéfica para os próprios trabalhadores.
O STMETRO comunicou ao sr. Director que após ouvir muitos dos trabalhadores afetados por esta alteração, se tornou claro que o sentimento destes trabalhadores é contra a implementação desta alteração ao actual modelo de guarnecimento das estações, nomeadamente ao encerramento de postos de venda de títulos de transporte.

O STMETRO informou também o sr Director da DCO não entender que se faça esta alteração e o fecho de postos de venda, numa altura em que tomou posse um novo Conselho de Administração, que ao contrário do anterior, diz defender um Metropolitano de Lisboa a prestar um serviço de qualidade (que sempre foi apanágio da nossa empresa).

Assim manifestámos a nossa completa oposição à alteração do modelo existente e ao encerramento dos postos de venda. Mesmo que nos seja dito que esta é uma situação provisória.

Entendemos que a solução passa pela reposição urgente dos efetivos e do descongelamento das carreiras.

Informou também o sr. Director da DCO, que o modelo será implementado no dia 25 de Janeiro com exceção dos Agentes de Tráfego 5×2, aos quais será aplicada a alteração a partir de 08 de Fevereiro.

Foram feitas algumas questões relativamente a esta alteração do modelo de guarnecimento e dadas algumas respostas, ficando todavia o sr. Director da DCO, de enviar na próxima 5ªfeira o modelo que irá aplicar.

O STMETRO não concordando com a aplicação precipitada desta alteração e do encerramento dos postos de venda irá transmitir essa mesma opinião ao Conselho de Administração.

A tua opinião é importante e decisiva para nós. Participa na discussão e envia-nos a tua opinião.

A Direcção

Transferir