Comunicado 8/2016

Realizou-se hoje a primeira reunião formal de negociação do AE I. Estiveram presentes por parte da Empresa o Dr. Realinho de Matos, a Dra. Ana Maria e a Dra. Adelaide Lopes. Pelo STMETRO estiveram presentes Carlos Santos, António Oliveira e Carlos Macedo.
O Dr. Realinho de Matos abriu a reunião dizendo que Da parte do CA tem havido disponibilidade para o diálogo. Disse também que a lei do OE vem trazer respostas a algumas das pretensões dos trabalhadores do ML, nomeadamente a reposição dos complementos de reforma a partir de Abril e a retirada gradual dos cortes saláriais nos moldes previstos pela lei. No entanto estas são matérias que têm de ser financiadas pelo OE. Existe também a possibilidade de serem repostas diuturnidades mas nada está certo nesta matéria.
Disse estar também satisfeito com a relação entre a empresa e o governo.
Afirmou que a abertura da estação da Reboleira vai fazer com que o ML seja falado pela positiva.
Foram postas algumas questões prévias à negociação do AE pelas ORT’s às quais o De. Realinho de Matos respondeu.
Disponíveis: existem 13 pessoas colocadas, 3 em vias de serem colocadas, algumas a negociar a rescisão, 7 casos mais complicados a serem estudados e relativamente às pessoas que estão de baixa prolongadas a situação será vista quando do regresso ao trabalho dos trabalhadores.
Contratados a prazo: a empresa enviou a informação à tutela para a permanência de 6 trabalhadores que têm os contratos a terminar. Quanto aos outros tenciona fazer o mesmo.
Alteração do modelo de guarnecimento das estações: o Dr. Realinho de Matos está disponível para reunir com o Director da DCO e as ORT’s para tentar resolver as questões.
Férias da Tracção: ainda hoje vão estar disponíveis em teleponto.
Contratação: existe disponibilidade do CA para isso e o mesmo disse que quer proceder à identificação de OC’s para preencher 20 vagas para maquinistas. No entanto se houver impedimentos legais devido ao aumento salarial que implica a passagem para maquinista pretende fazer recrutamento externo para essa categoria.
Reafectação de trabalhadores: o Dr. Realinho de Matos disse concordar com o critério da antiguidade na categoria e vai ver o que se passou tanto ao nível da Tracção como do movimento.
Negociação do AE
O Dr. Realinho de Matos disse querer um AE renovado e ajustatado mas tendo por base o AE existente. Disse também querer ajustar as matérias do AE que entretanto sofreram alterações por força de legislação com carácter imperativo.
Numa primeira abordagem disse querer negociar sobre organização dos tempos de trabalho, a avaliação de desempenho e a vigência do AE (2019?).
Disse também não querer reverter a denúncia que o anterior CA fez do nosso AE mas sim negociar um novo AE mais ligeiro e adaptado à realidade.
Da parte das ORT’s houve um reafirmar da vontade de negociar o AE tendo por base o que está em vigor. Dado não ter havido uma proposta formal, que se possa estudar, por parte da empresa foi feito o pedido de ser enviado aos Sindicatos a proposta da Empresa antes da próxima reunião.
Ficou agendada a proxima reunião de negociação do AE para 05/04/2016.
Foi posto em causa o agendamento de reuniões mensais para tratar deste assunto, visto acharmos que reuniões mensais poderão por em causa uma negociação que se quer célere.
A reunião terminou pelas 18h00.

A Direcção

09/03/2016